terça-feira, 15 de maio de 2012

Quinze anos


Estou até agora chocada de como o dia das mães é importante por aqui - presentes, festinhas na escola, surpresas ainda na cama. Eu, que lá observava a data de longe, criticando mentalmente mais essa desculpa pro consumo, admito: fui vencida pelo sistema.


Fiz questão de deixar isso bem claro não exatamente pros meus filhos mas pra quem tem a responsabilidade logística e financeira pelo presente que, atenção!, tinha imperativamente que estar no meu colo no domingo de manhã. Por explícito que estivesse - e pro meu alívio - ele entendeu o recado.


Também fiz questão de fazer a minha parte pra maior interessada no meu caso. Vai: ela já ganhou o melhor presente, suas quatro filhinhas e seus respectivos filhinhos todos juntos ao redor dela nesse dia. Mas sistema é sistema - e na caixinha brasileira, falta de presente, festa e comida especial = falta de amor.


Além do mais, nunca é demais agradecê-la por não ter me transformado numa perua, nem ter feito do casamento e dos valores da sociedade meu objetivo último de vida, por ter me dado o hábito e o prazer da leitura e por ter me ensinado desde a mais tenra idade a importância e o caminho do auto-conhecimento. E por ter cheirinho de sabonete - sem o que uma mãe jamais seria uma mãe.


Com vocês, a receita de fifteens, um docinho irlandês diferente e gostoso - e tão fácil de fazer que você pode até deixar a cargo de seus filhotes under-6.


15 digestive cookies (aqui eu usei maisena)
15 marshmellows (os pedaços azuis dos meus deram um toque smurf, prefira os brancos)
15 cerejas em calda
Meia latinha de leite condensado
Um pouco de coco ralado


Esmague os biscoitos, corte os marshmellows e as cerejas em pedacinhos, misture tudo com o leite condensado, formando uma massa. Molde sua massa em forma de um rolo comprido. Abra um pedaço de filme plástico (onde caiba seu rolinho de massa), jogue o coco ralado por cima, coloque a massa e enrole pro coco ralado cobrir toda a parte externa do rolinho. Geladeira por no mínimo duas horas. Depois é só cortar em pedacinhos.

2 comentários:

Andréa disse...

Parabéns pra vc e pra essa mãe especial e, certamente, muuuuito feliz em ter a filhota por perto nessa data.
Tudo bem, é consumismo sim. Mas por mãe vale!
Bjs

Kelli Machado disse...

"...e na caixinha brasileira, falta de presente, festa e comida especial = falta de amor"

Poucas afirmações resumem as datas comemorativas de maneira tao real!