quarta-feira, 13 de junho de 2012

Welcome to the new world


Eu sou contra fronteiras. Eu não estou dizendo que sou contra controle de fronteiras ou impostos alfandegários. Eu sou completamente contra o conceito de fronteiras, acho que elas simplesmente não existissem era um favor que a gente faria ao mundo.

Eu, como a Ninaka, acho que as pessoas deveriam ir e voltar de onde quisessem, quando quisessem. Trabalhar como quisessem e onde quisessem.

Eu comecei a pensar assim quando uma colombiana que morava em Brasília me disse que adorava Brasília - o que na época era raro - e que estava tristíssima porque o governo brasileiro queria mandá-la embora. 

Gente, mas por que? Ela era super legal, gente fina, não fazia mal a ninguém e ela era a melhor professora de espanhol que eu já tive na vida. Alguém aí pode me explicar por que ela precisava ir embora? Por que diabos ela não podia simplesmente ficar e trabalhar, para alegria dos alunos dela?

Nem preciso dizer que em Paris eu reforcei imensamente minha convicção a respeito. Mas mesmo lá, entre imigrantes, as pessoas riam com ar superior quando eu falava que acreditava - e acredito, eu acredito piamente - que as fronteiras vão um dia acabar.

No face, de onde saiu essa foto, há quem diga que ela "não é engraçada". Na boa: é. A gente ainda vai se acostumar que pessoa não nasceu com raiz e que ir procurar vida melhor em outro canto é natural. É animal. E resistir a isso - como construir muros - é tão século passado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei a foto.
Todo mundo tinha que descobrir que o mundo é grande e as pessoas apesar de diferentes sao iguais.

Meire