domingo, 9 de setembro de 2012

360° com benefícios



Há quem diga que a vida anda em ciclos, que a gente revisita sentimentos, e repete as histórias dos nossos pais - e não raro as nossas mesmas. Quantas vezes nos pegamos nas mesmas armadilhas ou repassando histórias a limpo - com sorte, com menos sofrimentos e mais prazer. É por isso que eu gosto de pensar nesse percurso como o de uma espiral, você passa ali perto, trisca o que era anos antes mas já não está mais - não estará nunca - no mesmo lugar.

Não sei se é de propósito então que me rematriculei no mesmo clube, no mesmo horário, com o mesmo professor de natação de alguns anos atrás. Entre uma braçada e outra, me senti uma sortuda de ver que dez anos a mais não me pesam - me aliviam. Tudo ficou mais simples.

A mensalidade já não é um problema, meus horários são mais flexíveis - isso para falar da parte prática. Lembro do esforço que era negociar comigo mesmo a presença nas aulas, cada 50m a vencer era uma barganha interna, um eterno para-ou-continua.

Hoje, se continua faltando fôlego, já não sobram mais as dúvidas inúteis, ao contrário: sobra prazer. Não que eu não precise, longe disso - mas de repente vi que não nado mais atrás de resultado nenhum, mas da alegria do contato com a água, dos músculos se alongando, do coração batendo cadenciado num corpo vivo, pulsante, feliz.

Percebo também que o olhar do estranho sobre mim não me incomoda mais. A pele de recém-chegada, de fora do rebanho, de estrangeira, não me dói mais em nada. Ignoro - não o outro, mas sua opinião sobre o que não lhe diz respeito.

Minha vida, minhas performances, meu corpo nunca me pertenceram tanto - e celebro em silêncio, respirando a cada quatro ou cinco braçadas, a alegria de envelhecer.

5 comentários:

Amanda disse...

Ai que inspirador, Carol! To morrendo de vontade de voltar pra piscina também, mas sempre tem um porém. Beijo!

Ellen Guerra disse...

quero nadar sentindo isso um dia, por enquanto pra mim sobram um monte de dúvidas inúteis.
Ah, que bom que vc voltou a postar! :)




Anônimo disse...

Uauu!!!!!! Lindo!

dedé disse...

poético, hein?
podia postar mais vezes! :)

Gabriela disse...

Adorei, Carol! Sinto igual e celebro tb parecido. Juntando essa com aquela sacação do outro post sobre o email pra vc mesma: dois dos maiores pilares da maturidade bacana!